sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Produtos certos para cada tipo de pele

      O assunto de hoje é maquiagem. Que mulher que não ama maquiagem ? O problema é que nem todas sabem usar a maquiagem adequadamente. Resolvi então fazer um guia sobre os produtos certos para cada tipo de pele, me inspirei na revista Gloss, que fez um especial sobre isso.

Base e Corretivo: 
 
    Base - Bem leve, a base líquida garante um visual natural, com efeito transparente, ideal para quem não tem a pele muito marcada. Com maior consistência e textura de hidratante facial, a cremosa cria uma superfície mais uniforme sem destacar rugas e linhas de expressão. Ponto fraco: não é recomendada para peles oleosas.



   Corretivo - Secos: As versões em bastão ou lápis são perfeitas para disfarçar aquelas marquinhas pontuais que tanto incomodam: espinhas, pintas e pequenas cicatrizes. O formato ajuda a aplicar com menos riscos de errar. Para áreas mais amplas, são muito difíceis de usar. Evire a região dos olhos, pois eles ressaltam as ruguinhas.

Molhados: Mais fáceis de aplicar e controlar a intensidade, os corretivos cremosas e líquidos deixam a pele uniforme e macia e são indicados para cobrir áreas maiores. Essa textura é a melhor opção para os olhos, pois não acentua as linhas de expressão e deixa o look mais natural. Por outro lado, não é tão poderosa no disfarce de imperfeições.

Dicas: Correções perfeitas pedem cor:
Vermelho: para cicatrizes;
Lilás: para marcas escuras e amareladas;
Verdes: para espinhas e manchas vermelhas
Amarelo: para olheiras roxas
Importante: cubra depois com o corretivo do tom da pele!



Blush:

      Em pó - Recomendado para todo tipo de pele, é um curinga que não tem contra-indicações e consegue o improvável: disfarçar a oleosidade. Deve ser sempre aplicado com a ajuda de um pincel grosso. Dica de expert: sopre-o antes para evitar carregar muito no tom. O efeito é bem natural.

      Cremoso - Como tem textura mais pesada, exige mais cuidados na aplicação para evitar excessos - mas pode ser espalhado inclusive com a ponta dos dedos. Ideal para peles secas, produz o efeito visual de um hidratante. O brilho é discreto, mas não cai bem em peles oleosas. 


        Líquido - Quer conseguir aquele efeito natural de bochechas rosadas de quem nasce nos países nórdicos ? Eis a solução. Transparente e de longa durabilidade, ele exige apenas um cuidado básico: depois de pingar algumas gotinhas, espalhe rápido, pois o produto seca na hora e pode borrar.




Dicas:

    O tom do blush deve harmonizar com o da pele. Branquinhas ficam perfeitas com os rosados; tons cereja caem bem em peles mais amareladas; e peles escuras pedem cores fortes - aposte nos vermelho e roxos. Para quem quer um efeito bronzeado, bronze é o melhor tom. 


Sombra: 

   Em pó - Grandes vedetes do mundo das sombras, elas são as queridinhas dos maquiadores - e as mais usadas em geral. Razão principal? São as melhores para o tão desejado efeito esfumado. A aplicação deve ser feita com um pincel. Evite excessos para não cair sobre os olhos.


      Lápis - A aplicação é simples, e o formato ajuda a ir direto ao ponto, com menos riscos de errar o alvo. Pelo formato, pode substituir o delineador. Ponto negativo: é mais difícil de esfumar e não permite uma finalização detalhada. Sinal amarelo para as perfeccionistas de plantão. 


     Cremosa - De fácil manuseio, pode ser aplicada com um pincel ou com os dedos. Boa para esfumar, não é recomendada para desenhar traços, pois é mais melosa e exige muita destreza. Seca rápido, e grande desvantagem é que tende a derreter em ambientes quentes. As mais líquidas têm efeito transparente. 


Batom: 

      Cremoso - O clássico dos clássicos. Tem boa cobertura e fixação, além de provocar um efeito hidratante nos lábios. Embora simples e de uso corriqueiro, exige um pouquinho de cuidado: quando aplicado em excesso, pode borrar o contorno dos lábios e os dentes da frente. 


      Líquido - Costuma a ter pouca fixação, e o efeito é semelhante ao de um brilho. Ideal para quem não quer chamar muita atenção para os lábios, mas, por outro lado, não abre mão de um corzinha extra. Uma boa dica é aplicar em cima de uma base cremosa para brilhar ainda mais.


      Opaco: O batom de efeito mate tem cor intensa e bem definida, brilho zero e dura muito mais nos lábios, o que realça sua principal vantagem: não exigir muitos retoques. O efeito é simples e seco. Fica ótimo em looks em que a boca não é os destaque principal da maquiagem. 


Iluminador: 

     Cremoso - De ótima aderência, é simples de espalhar e dá a pele do rosto uma saudável aparência luminosa. Perfeito para peles secas, não deve ser usado nas oleosas - caso contrário pode provocar o tão indesejável e temido extrabrilho. 

     Em pó - Ao contrário da versão cremosa, esta pode ser usada sem medo. O efeito é sempre o mesmo, independentemente do tipo de pele - expressão viva, ressaltada e, o melhor, natural, o que permite que seja usado o dia todo. Deve ser aplicado com a ajuda de um pincel.


     Em lápis - Meio-termo entre o pó e o creme, é em geral mais opaco e especialmente indicado para a região dos olhos, pois não marca rugas nem exalta as linhas de expressão. É perfeito para iluminar a zona abaixo das sobrancelhas e o canto interno dos olhos, dando um brilho especial.


Dica: Mais do que combinar com a maquiagem, o iluminador deve ser escolhido de acordo com o tom da pele (e, consequentemente, da base aplicada) . A dica é ficar sempre um ou dois tons abaixo.



@fehvieiraa

Beijinhos ...







Nenhum comentário:

Postar um comentário